Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Tendência à dominância pode ser diagnosticada desde filhote

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/04/2012

Assim como os seres humanos, os cães também nascem com aspectos de personalidade que interferem durante o seu ciclo de vida. Alguns desses traços como ansiedade, agressividade e tendência à dominância podem ser observados desde a ninhada.

“É possível analisar o convívio do cão junto aos seus irmãos. Se ele tem por hábito subir em cima dos demais, pode apontar uma tendência de dominância do território”, comenta Alexandre Zanetti, adestrador do Hotel Fazenda para cães Clube de Cãompo.

Esses aspectos podem se acentuar com o tempo, tornando o cão mais competitivo, que "briga" pelo seu espaço, pelo seu proprietário, por seu brinquedo.

Para isso, é preciso que o dono fique atento para não estimular essa dominância, evitando inclusive a agressividade e a ansiedade desse animal.

Não há problema se o cão que mais chamou sua atenção for aquele "peralta" da ninhada. Alexandre orienta para que seja feito um trabalho direcionado para reeducar o animal.

“Outra dica é conhecer um pouco sobre os pais do filhotinho. Ao saber a procedência da ninhada é possível perceber que tipo de comportamento o cão poderá desenvolver na fase adulta”, garante o adestrador.

Alexandre afirma que o convívio dos filhotes com seus irmãos é fundamental até o quinto mês de vida.

“Durante este período o cão está se socializando com demais filhotes e isso contribui para minimizar a agressividade”, orienta.

Fonte: Fernanda Mariáh