Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Zôo tem aquecedor para animais no inverno

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/06/2009

Até mesmo os animais precisam de uma mãozinha no inverno para espantar o frio. O Parque Ecológico de São Carlos (a 230 km de São Paulo) adota uma série de medidas para garantir a saúde dos bichos, principalmente àqueles da região equatorial, durante os dias mais frios.

A equipe do parque liga os 20 aquecedores e o sistema de calefação com lâmpadas, que atendem principalmente os macacos e algumas aves, como os papagaios amazônicos. As serpentes também recebem atenção e podem aquecer-se em pedras com sistema de resistência elétrica.

“A fauna equatorial é muito sensível ao frio”, explica Fernando Magnani, administrador do Parque Ecológico. A temperatura média do local é de 30º C ao longo do ano, mas cai para 15º C, em média na região de São Carlos, no inverno. “Chegamos a registrar dois graus negativos”, diz.

Alguns ambientes são construídos com barreiras arquitetônicas para reduzir a ação do vento. Os animais também recebem reforço alimentar nesta época do ano.

O inverno intensifica ainda o trabalho do setor veterinário do parque. Os animais, principalmente os macacos, ficam gripados com frequência e precisam de cuidados especiais.

“Algumas gripes, que para nós não passam de uma coriza, podem ser fatais para eles”, ressalta Magnani. Por isso, os tratadores com gripe são orientados a evitar contato mais próximo com os animais.

O Parque Ecológico de São Carlos, mantido pela Prefeitura, fica aberto das 8h às 16h30, e a entrada é gratuita.

Para chegar ao local, o visitante deve entrar no km 235 da Rodovia Washington Luis e percorrer a Estrada Municipal Guilherme Scatena até o km 2.

Fonte: Edmir Nogueira