Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Rãzinha cantora e outros poemas

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/10/2007

Três da madruga, e o menino debaixo das cobertas não consegue dormir. Imagina a geladeira como um lobo branco da Sibéria que uiva a noite inteira... Nesta obra, Regina Chamlian coloca cavalinho-de-pau; centopéia que, com sua trupe, segue em frente; aranha que trama uma teia tamanha... Pura poesia, algumas vezes escondida no meio das próprias palavras, ou nas ilustrações.

Regina Chamlian guardou o velho caderno espiral de folhas amareladas, em que anotava seus poemas, numa caixa de papelão cheia de capim e folhas de eucaliptos secos. Queria que os poemas ficassem com cheiro de mato.

Helena Alexandrino colocou, um dia, uma concha marinha sobre os papéis com seus desenhos para que não voassem com a ventania. E imaginou como seria bom se ela, a concha, passasse para os desenhos um pouco que fosse do barulho do mar.

O livro Rãzinha cantora e outros poemas captou essas vontades. E fez com que gaivotas, formiga, aranha, peixinhos, besouros, galinha, canguru enchessem de graça, cheiro e poesia este livro.

“Canta, Rãzinha, canta. Quem canta seus males espanta” são os primeiros de uma série de delicadas e lúdicas poesias para crianças e adultos de todas as idades.

É um livro terno, meigo, com muita imaginação, no qual galinhas confundem as estrelas do céu com grãos de milho, o Sabonete se casa com a dona Saboneta num casório que teve até luta de baioneta, Dona Centopéia dá carona para a lagarta, passarinho, toupeira e até para um elefante.

O sentido das poesias pode estar escondido no meio das estrofes, entre as próprias palavras ou nas ilustrações com tinta nanquim, pena de bico fino, aquarela e pincel feitas por Helena.
Encerra o livro a poesia Nas nuvens, que trata das gaivotas, sempre prontas para a viagem, sem passagem nem bagagem.

“Como voam...” Voam, voam como a imaginação dos leitores, instigados por este livro que traduz em imagens as coisas simples, a natureza, os seres vivos, o universo todo.

A autora :

Regina Chamlian é escritora, formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Autora de diversos livros infantis, ganhou o prêmio Autor Revelação de 1995 pela Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (SP). Publicou por Paulinas Editora vários livros em co-autoria com Helena Alexandrino

A ilustradora:

Formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Helena ilustrou muitos livros e recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Hans Christian Andersen, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, FNLIJ.

Seu trabalho foi selecionado para a Mostra de Ilustradores de Livros Infantis de Bolonha, em 1997. É autora de O caminho do caracol, que recebeu o Prêmio Luiz Jardim da FNLIJ.

Em parceria com Regina Chamlian, publicou por Paulinas Quando chove e faz sol, Trio Tantã, Vi uma estrela lá fora, O livro dos desgatos, A raposa, além dos livros da Coleção Histórias da Bíblia: A arca de Noé, A noite de Natal, A criação do mundo, José e seus irmãos, Jonas e a baleia e Tobias e o anjo. Ilustrou O bordado encantado, de Edmir Perrotti, por esta editora.

Serviço:

Título: Rãzinha cantora e outros poemas
Autoras: Regina Chamlian e Helena Alexandrino
Ilustradora: Helena Alexandrino
Editora: Paulinas
Público-alvo: todos os tipos de leitores
Coleção: Esconde-esconde
Formato: 20,0 x 28,0
Páginas: 32

Fonte: Editora Paulinas

Endereço: