Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Como o homem, macacos planejam suas ações

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/05/2006

Alguns primatas, como chimpanzés e orangotangos, têm, como o ser humano, a capacidade de antecipar e planejar ações, afirma estudo publicado na revista Science. O trabalho, de autoria de Nicholas Mulcahy e Josep Call, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, indica que esses animais conseguem realizar "uma pequena viagem no tempo", e imaginar as necessidades que terão no futuro.

Os cientistas afirmam que essa capacidade nasceu há cerca de 14 milhões de anos, quando viveu o último ancestral comum de humanos, chimpanzés, orangotangos e bonobos.

Em uma série de experimentos com esses animais, os pesquisadores descobriram a capacidade de escolher, transportar e guardar ferramentas para serem usadas no futuro. Bonobos e orangotangos foram capazes de escolher a ferramenta apropriada para um objetivo, executá-lo e voltar com ela, para escolher outra.

Segundo os cientistas, esta é uma demonstração de que os macacos planejam com antecipação, na esperança de colher frutos no futuro. Até então, a única prova de capacidade de planejamento em animais havia sido encontrada em um tipo de pássaro, que transporta alimento para consumo futuro.

Entre os macacos, demonstrou-se que elas não só guardam o alimento, antecipando a necessidade futura, como se preocupam em conservar as ferramentas necessárias para obtê-lo.

Fonte: EFE