Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Obra literária sobre animais propõe mudanças no comportamento dos donos

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/06/2006

Depois de Cães são de Marte Donos são de Vênus - Como entender o seu cão e fazê-lo feliz, os problemas de relacionamento entre o homem e seu melhor amigo estão com os dias contados. A Prestígio Editorial lança o livro da comportamentalista animal mais respeitada dos Estados Unidos, Patricia McConnell.

Não se trata de outro livro de treinamento canino. O que Patricia sugere está mais próximo de um adestramento humano. Mais que abordar a psicologia dos cães, a autora propõe mudanças no comportamento dos donos.

“Este é um livro para amantes de cães, mas não é apenas uma publicação sobre cães. É também sobre pessoas, como somos semelhantes aos nossos cães, e como somos diferentes deles”, comenta a autora.

A zoologista deixa claro que a maioria dos conflitos entre as pessoas e seus cachorros passa pela questão da comunicação, principalmente a corporal. Os cães percebem os menores gestos e os compreendem de acordo com seus códigos de linguagem que são distintos dos nossos. Por isso, pequenos movimentos fazem toda a diferença na relação entre humanos e cães. Uma vez que temos uma idéia de como seremos interpretados, saberemos como nos comportar na companhia do nosso melhor amigo.

Um exemplo que deixa claro essas diferenças é o abraço. Enquanto para os humanos abraçar os cachorros é uma demonstração de afeto, para eles é uma agressão. “Não podemos nos relacionar por completo com eles sem considerar nossa própria espécie”, argumenta Patricia.

As idéias da treinadora são ilustradas com conflitos reais de relação entre cães e seus donos, situações reunidas em seus mais de 20 anos de experiência. É o caso, por exemplo, de um Australian Shepherd que, rara e aleatoriamente, rosnava para algumas visitas, apesar de saudar a maioria.

Depois de algumas tentativas frustradas para identificar um padrão de coisas que o deixavam agressivo, Patricia entendeu que “tudo acaba em pizza”. Aos seis meses, uma idade muito impressionável para um cão, ele foi chutado por um entregador de pizzas. Assim, uma passadinha em sua casa após a pizzaria poderia resultar em problemas. Mas a solução foi fácil. Patricia fez o cachorro associar cheiro de pizza a coisas maravilhosas como... comer pizza!

Entre histórias recheadas de humor estão dados científicos, históricos e psicológicos sobre as espécies canina e humana. Após uma introdução da biologia e da evolução dos homens e dos cães, cada capítulo aborda um tipo de sinal específico seja visual, sonoro ou gestual, que constantemente emitimos. Bem treinado, o leitor irá concluir que, apesar de ser de Marte e seu cão de Vênus, aqui na Terra eles podem ser grandes amigos.



Sobre a autora:

Drª. Patricia McConnell é pós-graduada em zoologia com uma pesquisa sobre comportamento animal e comunicação entre treinadores profissionais e animais domésticos. Atualmente, a autora ministra a disciplina “Biologia e filosofia da relação homem/animais” na Universidade de Wisconsin-Madison e, também, dá conselhos sobre comportamento animal à frente do programa de rádio “Calling All Pets”. Patricia é colunista de uma das principais revistas americanas sobre cães e tem três Border Collies, um Great Pyrenees e um gato, além de criar carneiros em uma pequena fazenda.



Sobre a editora:

A Prestígio Editorial é um selo da Ediouro Publicações e reúne os títulos de Saúde, Comportamento, Desenvolvimento Pessoal, Séries de TV, além da Moderna Literatura.



Fonte: Ediouro