Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Deputado sugere municipalizar proteção dos animais

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/08/2005

Durante a audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) sugeriu a municipalização da política para os animais. De acordo com o parlamentar, essa medida tornaria a proteção das espécies mais "capilarizada" e eficiente.

A audiência discutiu a criação do Código Nacional de Proteção aos Animais. Gabeira também propôs a criação de um selo verde para certificar as empresas que produzem carne de maneira "mais civilizada", minimizando o sofrimento dos animais na criação e no abate.


Biossegurança:

O deputado lamentou que, apesar da aprovação da Lei de Biossegurança, ainda não exista no País um sistema nacional sobre o assunto. Esse problema, segundo Gabeira, aumenta as chances de o Brasil ser acometido por epidemias que surgem em outros países, como a gripe asiática que ataca o frango.

Ele explicou que, por causa do crescimento do comércio internacional, aumentou o intercâmbio de microorganismos entre os países. Muitos deles são exportados no casco de navios, exemplificou Gabeira. "Não adianta protegermos os animais de uma maneira emocional. É preciso que se estabeleça uma proteção científica", concluiu.


Proteção e desenvolvimento:

O relator do projeto que cria o Código de Proteção aos Animais (PL 1647/03), deputado Sarney Filho (PV-MA), lembrou que a proteção dos animais interfere no desenvolvimento econômico do País.

"A devastação do meio ambiente inviabiliza a sobrevivência não só dos animais como também das pessoas. É preciso acabar com a crueldade contra os animais, até porque há uma relação entre a violência contra os bichos e contra as pessoas."

Fonte: Agência Câmara